China interrompe processo de aprovação especial para novos jogos

Os reguladores da China terminaram a emissão de licenças de jogo por meio de um processo de aprovação, disseram pessoas a par do assunto, fechando o último caminho oficial para ganhar dinheiro com novos títulos no maior mercado de jogos do mundo.

China interrompe processo de aprovação especial para novos jogos

As licenças não estão mais sendo concedidas por meio de um processo conhecido como “canal verde”, usado para testar jogos domésticos e estrangeiros, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o assunto é privado. O mecanismo de aprovação estava em vigor desde pelo menos agosto, após a decisão do governo no início deste ano de reestruturar a forma como revisa os videogames em relação à violência, aos jogos de azar e aos assuntos sensíveis.

As novas restrições no mercado de US $ 38 bilhões ameaçam as fortunas de empresas de jogos como a Tencent Holdings Ltd. e a NetEase Inc. e aumentam a incerteza sobre os planos de longo prazo do Partido Comunista para regulamentar o setor. A repressão anterior, que afetou os jogos online, móveis e de consoles, também atingiu a Bilibili, da China, enquanto a japonesa Capcom, a Nexon e a Konami Holdings viram suas ações recuar. A Tencent perdeu cerca de US $ 160 bilhões em valor de mercado este ano, mais do que qualquer outra empresa no mundo.

Embora não esteja claro por que Pequim fechou a janela, o governo intensificou sua supervisão de uma indústria que vê fomentando o vício, a miopia e outros males entre a juventude do país. Alguns analistas previram que o congelamento mais amplo terminaria em setembro. Eles tinham visto o canal verde como uma solução temporária para transportar a indústria até então.

As ações da Tencent inverteram os ganhos e caíram até 2,1 por cento, enquanto a Nexon caiu 3,3 por cento e a Capcom caiu 4,6 por cento no final da tarde em Tóquio.

Fortnite, o título mais quente deste ano, estava entre os jogos que a Tencent buscava passar pelo canal verde, disse o presidente Martin Lau a investidores em agosto. O procedimento significava que “você pode realmente ter um teste de monetização de um mês”, disse ele. “Isso é um alívio para toda a indústria”.

Por dentro da Tencent luta para levar o jogo mais quente do mundo para a China

Anteriormente, todos os novos jogos na China eram registrados no ministério da cultura e verificados quanto a conteúdo sigiloso. Outra agência então concedeu licenças para comercialização. Não está claro como o processo vai mudar depois que o Partido Comunista concluir sua revisão de aprovações. As agências do governo não responderam imediatamente aos faxes que solicitavam comentários. Jane Yip, uma porta-voz da Tencent, não respondeu a telefonemas nem a consultas por e-mail para comentários.

Aprovações através do canal, nunca significantes em volume para começar, pararam de emergir inteiramente a partir deste mês, disseram as pessoas. O processo deu aos editores a capacidade de testar como os usuários reagiram aos jogos antes do processo de aprovação oficial. Na prática, forneceu a alguns criadores de jogos uma janela limitada para ganhar dinheiro com títulos durante o congelamento da licença.

Os players da indústria têm buscado alternativas para combater o revés. O congelamento deu origem a um mercado cinza onde as empresas chinesas de videogames vendem suas licenças de publicação por até 500 mil yuans (US $ 72 mil), disse uma das pessoas. Os preços caíram para cerca de 200.000 a 300.000 yuan recentemente, sugerindo que algumas pessoas esperam que a proibição termine em breve, acrescentou a pessoa.

Os lucros de alguns jogos se mantiveram apesar do congelamento, em parte porque a falta de novos títulos fez com que os jogadores continuassem a jogar os mais antigos por mais tempo. Atualizar os títulos existentes com novos conteúdos, como mapas e armas – por meio do que é conhecido como operações ao vivo – ajudou a manter o engajamento elevado, de acordo com um executivo de uma empresa de jogos.

Os gamers da China também migraram para o Steam, uma plataforma on-line onde as pessoas podem jogar títulos sem licença. O site, que pertence à Valve Corp., sediada em Seattle, e opera no continente por meio de uma parceria com a empresa Perfect World, da China, até agora escapou da repressão do governo. Seus jogos agora estão disponíveis por meio de servidores no exterior, mas não está claro se isso continuará assim que o Steam começar a usar servidores locais, como exige o governo da China.

“É interessante por quanto tempo a Steam no exterior pode permanecer desbloqueada, já que as pessoas estão percebendo como os jogadores chineses estão inundando a plataforma para baixar jogos”, disse Benjamin Wu, analista da Pacific Epoch em Xangai. “Pode ser apenas uma questão de tempo que eles sejam bloqueados.”

A Tencent também conseguiu monetizar alguns títulos apesar do congelamento. Role jogando jogo móvel Dou Po Cang Qiong chegou ao mercado em setembro, mas não estava entre os jogos que receberam uma licença de publicação antes de março, de acordo com Wu. Não está claro como a Tencent conseguiu monetizar o título, que arrecadou US $ 8 milhões no mês passado no iOS e atraiu dois milhões de downloads, de acordo com o pesquisador da SensorTower.


Fonte: Bloomberg


 

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