Analista diz que a Apple não está investindo o suficiente em inovação

O analista da Bernstein, Toni Sacconaghi, disse ontem (13) que, apesar de a Apple ter investido US $ 12,7 bilhões no ano passado em pesquisa e desenvolvimento (P & D)

Analista diz que a Apple não está investindo o suficiente em inovação

Apple

A empresa pode não estar investindo o suficiente em inovação. A quantidade de dinheiro que a Apple gastou em pesquisa e desenvolvimento no ano passado foi maior do que a quantidade investida em novos produtos de 1998 a 2011, período que incluiu a introdução do iPhone, iPad e iPod.

E sim, o crescimento da Apple em gastos com P & D é mais rápido do que o crescimento da receita. Mas, olhando de outras formas, a empresa pode na verdade ser avarenta em gastos para o futuro.

Sacconaghi diz que o titã da tecnologia está gastando apenas 2% de seu fluxo de caixa livre em P & D, comparado a 25% para seus pares. Fluxo de caixa livre é a quantidade de caixa gerada por uma empresa após contabilizar gastos de capital (como edifícios e equipamentos).

Como a Apple libera uma quantia enorme de dinheiro a cada ano, até 2% do fluxo de caixa livre chega a uma tonelada de dinheiro. Ainda assim, como uma porcentagem dessa métrica, a Apple não está investindo tanto quanto a concorrência.

O analista observa que a Apple gasta 5,1% de sua receita em P & D em comparação com os 10% gastos por outras empresas de tecnologia com a mesma margem bruta gerada pela Apple (38%).

Sacconaghi diz que os números mostram que a Apple precisaria dobrar seus gastos em P & D apenas para igualar o percentual de receita gasto por seus pares.

Além disso, a Apple é a maior produtora de receita entre as dez maiores empresas de tecnologia dos EUA por capitalização de mercado, mas foi a sexta em dez em gastos com P & D.

Embora o valor real gasto em P & D tenha quintuplicado nos últimos 6 anos e meio, o analista diz: “O fracasso em produzir outras ofertas de grande sucesso talvez seja o mais decepcionante no contexto da escala da empresa e dos recursos da Apple”.

Parte do aumento nos gastos com P & D resultará em novos produtos, mas ele reconhece que “a Apple exige uma P & D de manutenção significativa para continuar inovando seu produto expandido e, particularmente, sua linha de serviços”.

"Examinamos a Apple e as próximas 25 maiores empresas de tecnologia por capitalização de mercado e descobrimos uma correlação forte (r-quadrado = 0,508) entre GAAP R & D como porcentagem de receita e margem bruta. Em relação à LTM, a Apple gastou 5,1% de sua receita em P & D informando GMs (margem bruta) de 38% Nossa análise sugere que os gastos de P & D "normalizados" para uma empresa de tecnologia com um perfil de margem bruta semelhante podem estar mais próximos de 10%, sugerindo que a Apple poderia dobrar seu R & D e ser relativamente inline Analisando de outra forma, entre as 10 maiores empresas de tecnologia dos EUA por capitalização de mercado, a Apple foi de longe a maior em termos de receita do CY17 (US $ 239B), mas ficou em sexto lugar (em 10!) gastos totais em P & D. "-Toni Sacconaghi, analista, Bernstein

O próximo rumo para a Apple poderia ser o rumo da Apple Glasses. O analista da Loup Ventures, Gene Munster, disse no ano passado que o produto será maior que o iPhone. Os óculos podem ser lançados no período de 2020-2021.

Você deve se lembrar que a Apple foi acusada de perder o rumo e não se concentrar o suficiente na inovação durante 2012-2013. Desde então, introduziu o Apple Watch, o AirPods e o HomePod.

Embora o Apple Watch tenha tornado a Apple a maior fabricante de relógios do mundo, nenhum desses produtos teve o impacto sobre os consumidores globais que o iPod, iPhone e iPad tiveram quando foram lançados.


Fonte: phonearena

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